Artigo Nº 109 – MAU PAGADOR VIRA XERIFE

Ex-síndico nos escreveu relatando fato inaudito e nos solicitando que fizéssemos um alerta na coluna, para que outros não cometam a mesma irregularidade.

Informa que existe em seu prédio um morador inadimplente com as obrigações condominiais desde há muito tempo e que foi "contratado para exercer as funções de funcionário/porteiro". Negritando sua indignação, diz o missivista: "O mesmo não paga o condomínio e ainda recebe o salário que é pago pelos moradores, e ainda com a autoridade que lhe foi dada pela administração impõe o cumprimento do regulamento para aqueles que efetivamente pagam suas obrigações…" e por aí afora.

Realmente, tal tipo de irregularidade é mesmo imaginável, tanto que nunca fizemos qualquer comentário a respeito neste espaço. Fica registrada, pois, a advertência: Embora legalmente não haja impedimento a que o síndico contrate um condômino inadimplente como funcionário, moralmente tal decisão chega "às raias do absurdo", como salienta o ex-síndico. Para começo, contratar qualquer proprietário de unidade como funcionário não é a mais salutar medida; mais ainda, se estiver em débito com suas obrigações condominiais.

É muito importante que o condomínio não se espelhe nas barbaridades cometidas por nossos governantes e continue a ser, como é em 99% dos casos, gerenciado como se fosse propriedade exclusiva de uma só pessoa.

Controller de condomínio

Da administradora Preconsult, recebemos cartilha informativa, da qual extraímos texto sobre função de cuja existência desconhecíamos: a de controller de condomínios.

Diz que o controller de condomínio é algo mais que um administrador de condomínios e algo menos que um síndico do condomínio tomador de decisões. É um profissional responsável pelo planejamento e operação do sistema de informações do mercado imobiliário e especificamente dos condomínios, com a incumbência  de analisar tais informações e de fazer as devidas recomendações acerca do que deve ser feito. Também compete-lhe o controle dos dados e documentos, para salvaguardar a integridade do condomínio e evitar fraudes.

Como peça-chave nas administradoras, o controller de condomínios, no entanto, não toma ou força decisões. Para bem exercer sua função, deve ser formado em curso de nível superior na área de construção civil, ser técnico em transações imobiliárias e ser contabilista, recomenda a cartilha.
Entre parênteses: quantas administradoras de condomínio possuem profissional com esta qualificação ou semelhante?

Grave o latido

Nossos comentários a respeito do barulho irritante dos cães de guarda, hoje presentes em todos os recantos das cidades grandes, não se perderam no vazio. Muitos foram os leitores que telefonaram para mostrar indignação ou solidariedade, ou para dizer que o problema dos ganidos insuportáveis não é o único que incomoda (há o dos bares e inferninhos, dentre outros).

Uma leitora deu uma sugestão que merece ser passada adiante. Disse que gravou os uivos e latidos do cão do vizinho, para usar como prova em ação que pretende mover para recuperar seus prejuízos. A gravação também serve como protesto e pode ser veiculada, como forma de alerta público, através de emissoras de rádio.

O importante, voltamos a frisar, é que os prejudicados com ruídos de decibéis ilegais façam alguma coisa. Escrevam, manifestem-se, coloquem a boca no trombone, organizem-se, pois só assim será possível dormir melhor nas grandes cidades.